Era uma vez um belo e majestoso Leão.. a saudade abraçada à savana, reino dourado de uma leoa,rainha veloz...
24/12/2015
NO CAMINHO DAS ESTRELAS
"Seguindo
o caminho das estrelas
pela curva ágil do pescoço da gazela
sobre a onda
sobre a nuvem
com as asas primaveris da amizade
simples nota musical
indispensável átomo da harmonia
partícula
germe
cor
na combinação múltipla do humano
preciso e inevitável
como o inevitável passado escravo
através das consciências
como o presente
não abstracto
incolor entre ideais sem cor
sem ritmo entre as arritmias do irreal
inodoro
entre as selvas desaromatizadas
dos troncos sem raiz
só
mas concreto
vestido do verde
do cheiro das florestas depois da chuva
da seiva do raio do trovão
as mãos amparando a germinação do riso
sobre os campos da esperança
a liberdade nos olhos
o som nos ouvidos
das mãos ávidas sobre a pele do tambor
num acelerado e claro ritmo
de zaires calaáris montanhas luz
vermelha das fogueiras infinitas nos capinzais violentados
harmonias spiritual de vozes tamtam
num ritmo claro de áfrica
assim
o caminho das estrelas
pela curva ágil do pescoço da gazela
para a harmonia do mundo"
In Agostinho Neto
Feliz Natal e um Ano de 2016 com mais tranquilidade.
Beijinho doce:)
08/09/2015
CÉCIL
"O maior felino do Zimbábue é
agora um troféu de caça. Cécil, o felino mais fotografado e acarinhado da
reserva zimbabuense de Hwange, foi morto por um caçador furtivo, no início de
julho.
O leão foi encontrado morto na
reserva sem cabeça nem pele, típico comportamento dos caçadores furtivos. A
pele e a cabeça destes animais são muito valorizados no mercado. As autoridades
calculam que alguém pagou 50.000 euros ao caçador para abater Cécil, cujo porte
e beleza eram apreciadas por turistas de todo o mundo. Dispararam pela noite
com um arco e flechas para não fazer ruído e esteve a noite inteira a sangrar
até ser abatido pela manhã. Consideramos que Cécil foi alvo de caça furtiva”,
disse ao jornal espanhol El Correo Luis e CJ Muñoz, colaboradores de várias ONG
sulafricanas e espanholas que protegem felinos. Segundo o jornal espanhol El
Confidencial, ainda não identificaram o caçador, mas já foi confirmado que se
trata de um cidadão espanhol.
Até agora a investigação
determinou que o animal foi persuadido a sair da reserva através de uma presa
morta que foi usada para atrair o leão. Estes dados foram recolhidos devido a
um GPS que a Universidade de Oxford colocara em Cécil para conhecer seus hábitos.Aos
13 anos, Cécil já se havia convertido no maior felino da região do Zimbábue.
Dotado de uma beleza (e juba) imponente, Cécil já tinha conquistado três leoas
da manada e era pai de 7 leõezinhos.As 7 crias deverão aliás ser sacrificadas,
se se confirmar o comportamento típico dos leões em manada. O novo macho alfa
terá que matar os filhos de Cécil para que as fêmeas estejam dispostas a
procriar de novo.
Um final triste para um leão que,
sem dúvida, se tornou num autêntico rei da reserva de Hwange.”
19/06/2015
"Presença Africana"
"PRESENÇA AFRICANA
E apesar de tudo,
Ainda sou a mesma!
Livre e esguia,
filha eterna de quanta rebeldia
me sagrou.
Mãe-África!
Mãe forte da floresta e do deserto,
ainda sou,
a Irmã-Mulher
de tudo o que em ti vibra
puro e incerto...
A dos coqueiros,
de cabeleiras verdes
e corpos arrojados
sobre o azul...
A do dendém
Nascendo dos braços das palmeiras...
A do sol bom, mordendo
o chão das Ingombotas...
A das acácias rubras,
Salpicando de sangue as avenidas,
longas e floridas...
Sim!, ainda sou a mesma.
A do amor transbordando
pelos carregadores do cais
suados e confusos,
pelos bairros imundos e dormentes
(Rua 11!... Rua 11!...)
pelos meninos
de barriga inchada e
olhos fundos...
Sem dores nem alegrias,
de tronco nu
e corpo musculoso,
a raça escreve a prumo,
a força destes dias...
E eu revendo ainda, e
sempre, nela,
aquela
Longa história inconsequente...
Minha terra...
Minha, eternamente...
Terra das acácias, dos dongos,
dos cólios baloiçando, mansamente...
Terra!
Ainda sou a mesma.
Ainda sou a que num canto novo
pura e livre,
me levanto,
ao aceno do teu
povo! "
Alda Lara - Benguela,1953 (de
Poemas,1966)
28/08/2014
CORAGEM
Angola passou a integrar o grupo de países com risco
“moderado a alto” de infeção por Ébola, depois de casos confirmados na
República Democrática do Congo (RDCongo), avançou esta segunda-feira à Lusa a
diretora nacional de Saúde Pública angolana.“Até há uma semana, Angola era
considerada como um país de baixo-médio risco. Neste momento entra para o grupo
de países com risco moderado a alto, porque tem um país vizinho com a epidemia
confirmada”, explicou Adelaide de Carvalho, referindo-se à classificação
internacional sobre a propagação da doença.A também porta-voz da comissão sobre
o Ébola em Angola garantiu à Lusa que “não existe” qualquer notificação de
casos suspeitos da epidemia no país ou sequer “rumores”. “Não fomos alertados
para nenhuma situação que nos levasse à investigação até ao momento”, disse
Adelaide de Carvalho.A RDCongo confirmou no domingo os seus primeiros casos da
febre hemorrágica Ébola, que já afeta quatro outros países africanos. A
validação resultou da análise às amostras retiradas a pessoas com uma febre
hemorrágica que causou 13 mortos desde 11 de agosto no noroeste do país.
“O facto de ter um país vizinho a notificar casos
[de Ébola] faz colocar [Angola] numa posição de maior risco, relativamente à
semana anterior”, disse, por seu turno, a responsável angolana da Saúde
Pública.Angola, através de sete províncias, partilha uma vasta fronteira
terrestre com a RDCongo.De acordo com Adelaide de Carvalho, face a este “risco
de proximidade” as autoridades sanitárias angolanas estão a “redobrar” e a
“acelerar” a mobilização de equipas para o controlo, alerta a vigilância
sanitária, nomeadamente nos postos de fronteira.
“Identificar claramente quem é o viajante e orientar
no sentido de notificar algum caso que se inscreva naquilo que está definido
como quadro suspeito. É o redobrar da vigilância, estamos a apelar aos nossos
técnicos para estarem muito mais atentos a qualquer indício”, sublinhou
Adelaide de Carvalho.
Desde o início da epidemia de Ébola, em março, e até
20 de agosto, a Organização Mundial de Saúde contabilizou 1.427 mortos em 2.615
casos identificados.
A Libéria é o país mais afetado, com 624 mortos em
1.082 casos, seguindo-se a Guiné-Conacri com 407 vítimas mortais.
A Serra Leoa e a Nigéria registaram, respetivamente,
392 mortos e cinco mortos.
MUITA FORÇA E CORAGEM.TODO O CUIDADO É POUCO.
in:http://observador.pt/2014/08/25/angola-passa-risco-moderado-alto-de-infecao-por-ebola/
28/06/2014
15/02/2013
26/12/2012
18/09/2010
24/04/2009
MUXIMA - CORAÇÃO

"O arquitecto e artista plástico Julio Quaresma apresentou ao Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e ao Papa Bento XVI o seu projeto para o Santuário da Nossa Senhora da Muxima, próximo do Rio Kuanza e centro do mais importante culto mariano em Angola.Assumido como um diálogo entre a velha capela do século XVII e a modernidade, o novo templo, com vitrais de artistas angolanos, tem capacidade para 4600 pessoas sentadas e estrutura-se a partir de três formas geométricas básicas: o quadrado (Terra), o circulo (céu) e o triângulo (Santíssima Trindade) . Anexo ao corpo principal desenvolve-se um outro, que funcionará como residência para religiosos e acolherá alguns serviços de apoio.“Uma enorme cruz em bronze marca, na projecção dos seus braços, as entradas e simultaneamente na cobertura em circulo, como que atravessa o céu, rompendo-o e delineando o elemento como um símbolo do caminho da luz”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.A praça do santuário, delimitada pela antiga capela e pela nova igreja, está preparada para receber os cerca de 1200 mil fiéis que costumam assistir às festas da Senhora da Muxima.De acordo com os promotores, “se o plano do santuário foi construído na óptica da harmonia entre o homem e Deus, a sua inscrição num espaço urbano levou à requalificação de toda a estrutura existente, em que a génese informal e a construção sem qualidade dará lugar a um master plan, que pensado em termos de sustentabilidade, respeito pela tradição e movimentos de ocupação e uso do espaço urbano e pelos edifícios históricos existentes, trará a toda esta população o acesso a uma habitação condigna, um novo lar”.


13/09/2008
CORES
...............................................................................
................................................................................
...............................................................................
.............................................................................
Sem vontade de escrever ... ficam as imagens (algures em África durante um safari provavelmente) e música ... "Milongo" de Ye Yé e Bonga
21/06/2008
21/05/2008

Luanda
"Aqui reside tudo
E todos
Germinam as raízes todas
Aqui está cada um dos braços e dos rostos
Dum só corpo que anda sobre o vento
Navega os céus e toda a geografia
Desde a minha aldeia e do meu povo
Desce o campo refugia-se na cidade
Das ruínas às pontes de margens ansiosas
Tarda o abraço
Demora o dia das horas sucessivas
Sem paragem
No tempo de memórias tristes
Aqui estamos e estaremos
Porque somos
Mais do que pó e húmus
Unida essência dum jardim de vida
Morremos várias vezes no percurso
Mas seremos sempre
Capazes de chegar à vida
Porque somos todos, somos um
Em cada um
Dos pontos cardeais
Deste país."
FERNANDO COSTA ANDRADE
FERNANDO COSTA ANDRADE
26/03/2008
MUÍLAS
31/01/2008
20/01/2008
OXUM
OXUM...orixá feminino derivando o seu nome do rio Oshum , situado na Nigéria.
Deusa das águas dos rios
Das lagoas
Cachoeiras
Vaidosa
Acha-se bonita
Confiante
Diplomata
Beleza do lírio da cachoeira
Senhora do branco e do amarelo
Humor caprichoso e mutável
Aprazível e calma
Tumultuada e estrondosa
Toque de bondade
Sensível à condição de fraqueza
Padroeira da gestação e da fecundidade ...
03/01/2008
23/12/2007
29/10/2007
02/09/2007
ÁFRICA UNITE


RASTAFARI, uma resposta... retorno dos negros à terra natal de seus antepassados-África.
Alguns termos/símbolos estão-lhe associados :
- Jah- abreviação do nome Bíblico Jeovah, designando Deus ou sua Encarnação terrena. O Imperador Selascié da Etiópia (Leão de Judá) , encarnação de Deus com a finalidade de conduzir os negros do mundo inteiro à redenção, à vitória contra a Babilónia.
- Babilónia- sistema social segregador
- Dread- liberdade.Todo o verdadeiro rasta é rebelde.
- Zion- Terra Prometida
- Cor Vermelha- sangue dos mártires
- Cor Verde- vegetação de África
- Cor Dourada- riqueza e prosperidade que África tem para oferecer.
...
Evidentemente que há muito mais a dizer sobre o Rastafari, que a maior parte das vezes é visto de uma forma discriminada . Se se usa as Rastas... são vistos de lado.Se usam as roupas de uma determinada forma... são vistos de lado. Se fumam ... é porque fumam algo ilícito... se ouvem Reeagy... é porque são esquisitos...
Agora pergunto : quem não procura Jah? Quem gosta de sistemas que segregam? Quem nunca se sentiu ou sente um Dread? Quem não procura Zion? Quem não gosta de Vermelho ? Quem não gosta de Verde? Quem não gosta de Dourado? Quem não gosta de CURTIR a vida?Quem não gosta de Vegetais?Quantos brancos não têm saudades de África e não gostariam de regressar?
MAS ...
Difícil, mas não impossível, é apreciar a forma de estar na vida que o Rastafari prega : estar próximo da Natureza e da Savana e seus Leões , olhar a vida de dentro e encontrar a sua própria verdade ... uma maneira de viver contrária ao estilo de vida artificial e demasiadamente objectiva que, pessoalmente abomino.
Ah!... E o Reeagy... A frase que mais gosto nesta letra é "...nós somos as crianças do Rastaman , nós somos as crianças do Homem Mais Elevado..."
Convido-vos a ouvir:)
YouTube - Bob Marley - Africa Unite: "http://br.youtube.com/watch?v=vnqGyzWPpp4"
23/06/2007
EM ÁFRICA ...


E aqui descansamos. Vamos percorrer as Savanas...guardamos as imagens...
Conhecemos os costumes e tradições...
Embalamos os corpos ao som das folhas das palmeiras...
Ouvimos o mar a beijar suavemente a areia,neste fim de tarde...lindo o pôr do sol.
Ouvimos a música...dos batuques...
E alguém que canta o coração de África...
BENDITAS AS CHUVAS QUE CAEM EM ÁFRICA ...
07/06/2007
ENCANTO...
Subscrever:
Mensagens (Atom)

































