27/08/2016

VALE DO OMO



“O vale inferior do Omo foi declarado um Património da Humanidade em 1980. É um dos conjuntos de sítios paleontológicos mais importantes em África. Ele está localizado no vale do rio Omo, na Terra das Nações do Sul da Etiópia, perto do Lago Turkana e da fronteira com o Quênia . No entanto, o futuro das tribos que lá habitam está ameaçado. Uma enorme barragem hidroeléctrica, Gibe III, está em construção no Omo. Quando concluída, destruirá o frágil meio ambiente e os meios de subsistência das tribos, que estão intimamente ligadas ao rio e sua cheia anual.Algumas fotos demononstram a criatividade desses povos.A técnica da pintura corporal dos Povos do Rio Omo é possível pela variedade de pigmentos naturais existentes na região vulcânica do vale Rift. Os integrantes das tribos Mursi e Surma, motivados pelo desejo de serem belos, utilizam sementes, penas, folhas, flores, arranjos de frutas, cascos e galhos de árvores. Artistas natos, transformam a natureza em guarda-roupa natural, com a habilidade dos dedos, à velocidade de um “action paint” de Jackson Pollock; além disso, os nativos têm o hábito de “trocar de roupas” até três vezes ao dia.

Fontes:
http://www.survivalinternational.org/povos/vale-do-omo (ler)

Não se esqueçam de ver o vídeo.Está lindo.Retirado do youtube

8 comentários:

Franziska disse...

Me ha impresionado el modo en que pintan sus rostros y su cuerpo. Sin embargo, lamento que aunque respetaran su vida y no la hicieran imposible, el contacto con la población "civilizada" terminará por destruirlos. No estoy optimista, lo siento. Dios quiera que me equivoque y que todo siga una marcha razonable.

Es la información más interesante que he podido ver en mucho tiempo.

Gracias por tus comentarios en mis blogs. Un abrazo. Franziska

Franziska disse...

No he podido resistir el impulso de volver a mirar estas imágenes que me llenan de asombro y me fascinan, Es un acierto. Abrazos. Franziska

MEU DOCE AMOR disse...

Olá Franziska:

Obrigada pela visita. As pinturas são fabulosas e infelizmente existem coisas que vão fazendo para acabar com estas maravilhas.
Ainda bem que o vale foi considerado património mundial.

Os links são de leitura vasta , mas vale a pena ler.

Beijinho doce:)

A Casa Madeira disse...

Uma beleza sem igual...
Muito triste esta ameaça...
Bom começo de setembro.
Abraços.

Antônio Lídio Gomes disse...

Um abraço fraterno. Obrigado amiga, pela visita. Estou em sintonia, embora um pouco afastado dos blogues.

Cadinho RoCo disse...

O ser humano é simplesmente fantástico em toda sua expressão. Pena existem os desumanos.
Cadinho RoCo

MEU DOCE AMOR disse...

António:

Devias volta aos blogs, não? Acaba por ser bom.

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

Cadinho RoCo:

É verdade.Expressões fantásticas.

Depois há os desumanos.e o que fazer?

Beijinho doce:)