26/07/2006


Começo por dizer que este Blog possui imensas imagens de Angola,que é um país situado na costa ocidental de África.E como África é bela só mesmo com fotografias é que se consegue ter uma ideia , ainda que muito ténue . Daí "abusar" na postagem delas . Pode ser que assim agudize os espíritos mais renitentes e os motive a visitar um dos mais belos recantos do Universo : Angola.....África!...




Esta casa tem características coloniais.Não pertenceu à minha família.Tínhamos uma relativamente parecida,na Huíla,mas não consegui encontrá-la.Tudo isto para dizer que nasci e cresci em Angola e....um dia tudo deixei por causa de uns "lobos maus" que resolveram fazer daquela Terra "um palco de diversões"vitimando milhares de pessoas :os filhos da terra(sou branca ,mas tenho" sangue negro") e aqueles que a adoptaram.Por isso continuo "com a faca atravessada na garganta",digo faca porque é muito aguçada e não consigo livra-me dela!

Continuo a "gritar"que:

Tenho África sempre no coração
Parte das minhas raízes estão lá
Meus bisavós maternos deixaram a Madeira
Para colonizar as terras altas da Huíla(ano de 1824)
Desembarcaram em Moçâmedes
Percorreram milhares de kms, a pé e com carroças
Enfrentando inúmeros perigos pelo caminho
E ajudaram a edificar a cidade do Lubango(ex Sá d Bandeira)
Ainda me lembro da casa de estilo colonial(enorme)
Era agradável,com pátio interior e jardim
Onde cresciam mangueiras , abacateiros.....
Foi construida pelos meus bisavós
E melhorada pelas gerações seguintes
Foi aí que dormi as melhores sestas da minha vida
Tudo era lindo mas....
Havia uma sala que não gostava
Era escritório/biblioteca e ao mesmo tempo sala de troféus
Raramante lá entrava , porque me sentia incomodada
Claro! Toféus de caça!...
E eu que sempre adorei animais!
Sempre os respeitei , pois são criaturas do Criador
Ajudam-nos a viver....a Amar....a compreender a Natureza
Ensinam as crianças a crescerm saudavelmente
Pois! É isso! Sempre tive caçadores de caça grossa na família
Adoravam os safaris,contratavam batedores e lá se ausentavam
Caçadas que duravam dias, semanas....
No final , chegavam os jipes , atolhados de animais de grande e médio porte
Havia festa...banquete "tipo Astérix"
Nunca participei nisso
Preferia trepar os muros e deliciar-me com as mangas
e embriagar-me com o seu aroma....
ERA ASSIM A MINHA ÁFRICA!

4 comentários:

akasha* disse...

invejo.te essa áfrica que nunca vi...

a tanto o anseio...

Unknown disse...

Imagino o termo:- "com a faca atravessada na garganta"- que você utiliza pra descrever o acontecido relatato por você!

Mas, a caça é algo natural que faz parte da lei da natureza (...) pode diferenciar a maneira, se a caça é no sentido de exterminar alguma especie por questões economicas, nesse caso, sou contra esse tipo de caça.

Abrs

Maria Clarinda disse...

Felizmente na minha não havia caçadores, não iria aguentar!!!Jinhos

Sou a busca do ser humano qualitativo... disse...

medindo as tuas palavras que deichas no meu blog e vendo o teu blog considero-te uma pessoa muito apreciadora dos pequenos detalhes
PARABÉNS

Arquivo do blogue