14/07/2006

IDA PARA LUANDA

Fui fazer quatro anos a Luanda.Foi uma chegada triunfal,pois o meu pai (que já não está entre nós) foi-nos esperar ao aeroporto.Tudo estava preparado para as boas vindas!Gostei logo da cidade;acolhedora,quente e muito luminosa.Comecei a frequentar o colégio S. José de Cluny.Adorava-o,pois era muito bom,em todos os aspectos.Fiz novas amizades,ia ao cinema,aos parques,restaurantes,praias...muita praia...Passava o tempo a mergulhar naquele mar morno,que tanto adorava...e adoro!Aprendi a nadar no mar,(não em piscinas). Grandes cambalotas desenvolvia debaixo da água...Aprendi com uma "irmã" com a pele da cor do chocolate ...Minha amiga chamada Maria!Aonde estará ela?Viverá?Terá sucumbido na guerra cruel que sacudiu o País?

Adorava o pôr do sol...Único...Digno de um verdadeiro pintor!
E o marisco? Delicioso!
E a primeira Passagem de Ano? É verdade! Aos oito anos de idade!Na Quinta da Rosa Linda,que se situava num morro sobranceiro ao mar.Que vista encantadora!Aí o pôr do sol era uma multiplicidade de cores ...não se conseguia distinguir a linha do horizonte! Em Portugal já vi lindos,no Cabo de S. Vicente,no Alentejo,na Madeira,nos Açores...Mas nunca como em África!

O baile de fim de ano era de arromba.Começava às 22 horas e terminava...às 7 horas da manhã,quando era servido o chocolate quente e bolo rei.Todos estavam frescos ...grandes e pequenos.Não havia tempo para o sono.Era impossível,por causa dos Merengues...Por isso as crianças Africanas são fortes!E podem-se tornar adultos fortes!DE seguida íamos passear,para ver o que restava da passagem do ano.Gente na praia a dormir,gente nas rotundas a dormir...Era o Paraíso!Eu não dormia, nem podia!A Vida era bela demais,"louca demais, quente demais, fascinante e eu fui ensinada a apreciá-la,desde muito novinha pelos meus progenitores,que adoravam "loucuras"... (continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

Fico fascinado com a tua vida,mar praia,etc.Passagem de ano com 8 anos?Até às 7?
Não és deste mundo.Sorte a dele.
Por do sol.Adoro e os de África têm fama.Por isso és leoa,rainha da selva.Prosto-me a teus pés.

Morango com Açúcar.

Arquivo do blogue